segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Prêmio Instituto Unibanco - Aponte os caminhos para o futuro do Ensino Médio Público

Muito se fala no Brasil sobre investimentos em educação. E o que se pode observar, atualmente, são iniciativas socioeducativas voltadas exclusivamente para o Ensino Fundamental. Já o Ensino Médio, sem receber atenção especial, se tornou o grande ?calcanhar de Aquiles? da educação brasileira.
A precariedade da educação oferecida nas escolas públicas de Ensino Médio resulta na má formação dos alunos. Dessa forma, esses jovens encontrarão grande dificuldade nos processos seletivos do Ensino Superior e também no mercado de trabalho. E com essa desigualdade na educação, entre a escola pública e a privada, não há a oportunidade de um futuro justo, com possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional para todos.
É por isso que o Instituto Unibanco acredita que o Ensino Médio de qualidade é o ponto-chave definidor de um futuro melhor para os jovens e para o Brasil. Afinal, são esses jovens que, bem amparados, educados e instruídos, vão se tornar, em um futuro próximo, protagonistas de uma grandiosa história de sucesso do nosso país.
Para estimular soluções capazes de concretizar esses objetivos, o tema do Prêmio Instituto Unibanco de 2007 é o Ensino Médio Público. A finalidade principal do Prêmio é incentivar a pesquisa acadêmica voltada à temática da Melhoria da Qualidade do Ensino Médio Público. Mais do que uma forma de recompensar grandes idéias, o Prêmio Instituto Unibanco espera estimular a utilização dos resultados como subsídios para a formulação de políticas públicas focadas nos temas propostos.
Este ano, o Prêmio foi dividido em duas categorias. A primeira é a Gestão Escolar e de Sistemas de Ensino, em que serão valorizados os estudos e pesquisas sobre modalidades de gestão escolar ou de sistemas de ensino que contribuem para a melhoria da qualidade da educação oferecida por escolas públicas de Ensino Médio. E a segunda categoria é a Formação de Professores, que contemplará estudos e pesquisas sobre experiências de formação inicial ou em serviço de professores de Ensino Médio e a sua relação com a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
Para participar, você, pesquisador graduado, mestre ou doutor, deve observar com muita atenção os desafios da educação para o Ensino Médio Público. Depois, elabore seu projeto condizente com as propostas estabelecidas pelo regulamento do Prêmio Instituto Unibanco 2007. (Fonte: http://www.institutounibanco.org.br/)

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